SOS Pets

O SOS Pets é um grupo de Proteção Animal formado por membros da comunidade do Valparaíso e coordenado pelas Protetoras Jeanne Araújo, Lauanna Lima e Rafaela Costa. O objetivo primordial do Projeto é buscar resgatar, na medida do possível, animais abandonados que estejam doentes, ou sofreram alguma violência física, como atropelamentos, facadas, maus tratos e que correm risco de vida. Também são resgatados filhotes, cadelas que pariram ou estão prestes a parir, nas imediações da comunidade.

 

É importante esclarecer que esse grupo não dispõe de abrigo próprio. Dessa forma, quando os cães são resgatados pelo SOS Pets é verificada a possibilidade de um dos membros do grupo oferecer Lar Temporário. Entretanto, muitas vezes, em virtude das condições de saúde precárias dos animais resgatados, eles são encaminhados primeiramente para atendimento veterinário, e depois é avaliada a possibilidade de o animal ser encaminhado para o Projeto Alquimia, Lar Temporário pago - e cujo objetivo é tratar daqueles com problemas de saúde - ou para o Abrigo do Ilhago na Cidade Ocidental.

 

Os gastos referentes a esses resgatessão pagos através de contribuições dos participantes do grupo. Entretanto, com a crise econômica, a cada dia está mais difícil para o projeto arcar com os pagamentos necessários para a manutenção dos cães resgatados, que incluem alimentação, vacinas, exames, atendimento veterinário (consultas, cirurgias, internações, etc).

 

Dessa forma, é necessário fazer campanhas para angariar recursos através das redes sociais, realização de bazares e rifas, entre outros. Igualmente, é importante buscar apoio da comunidade, empresários e governo local para realização de Feiras de Adoção, uma vez que essa ação, além de visar ao bem-estar e à saúde dos animais de rua, propicia o bem da comunidade.
 

LAUANNA_edited.jpg

Lauanna Machado Lima

Coordenadora

Coordenadora do Projeto SOS Pets Valparaíso desde sua fundação em 2018. Formada em Administração de empresas.

RAFAELA_edited.jpg

Rafaela Maia

Coordenadora

Coordenadora do Projeto SOS Pets Valparaíso desde sua criação em 2018. Casada com Euclides Gomes, também membro do projeto. Formada em Enfermagem.

JEANE_edited.jpg

Jeane Karol Alves de Araújo

Coordenadora

Coordenadora do Projeto SOS Pets Valparaíso desde sua criação em 2018. Formada em advocacia.

3.jpeg

Kelian

Coordenadora

Kelian- Coordenadora do Projeto Alquimia

Zelina.jpeg

Zelina Nogueira

Colaboradora

Zelina Nogueira, colaboradora na gestão do Projeto SOS Pets Valparaíso, desde 2020. Graduada em Letras Port/Inglês, é Oficial de Chancelaria do MRE. 
“Conheci o projeto através de um apelo que a Rafa publicou no face para ajudar o Apolo, cão atropelado na Estrutural, em out/2020. Fiquei muito sensibilizada com o caso do Apolo, e entrei no grupo de wapp do SOS Pets, para contribuir financeiramente e ajudar a pagar as dívidas desse resgate.
Entretanto, comecei a acompanhar as ações do SOS Pets, coordenadas pelas meninas - Rafa, Jê e Lauanna, e realmente me apaixonei pela causa animal!!!
Continuei no grupo, e logo em seguida, fui convidada a participar da gestão administrativa do Projeto. 
Sei que há muito a fazer, precisamos de recursos para dar andamento a muitas atividades, mas estou motivada a dar o meu melhor, pois considero primordial como cidadã, e como ser humano contribuir para uma causa social! 
Ao resgatar um animalzinho q está sofrendo nas ruas, estamos dando-lhe a oportunidade de ter uma vida digna! 
Infelizmente, há milhares de animais abandonados no Valparaíso, bem como em outras cidades no entorno de Brasília. Temos consciência de que o SOS Pets não tem condições de resgatar a todos, mas estamos buscando apoio das autoridades locais para ações conjuntas! Campanhas de castração e de conscientização da comunidade acerca de cuidados básicos quanto a saúde dos animais de estimação, quanto a possibilidade de cuidados com os cães comunitários estão no nosso radar!”

4.jpeg

Regina Corvello

Colaboradora

Colaboradora na gestão do Projeto SOS Pets Valparaíso, desde 2021. 
Bacharel em Turismo, Membro do CID- Conseil International de La Danse,  órgão vinculado a UNESCO.    Curso em Marketing Cultural e Projetos culturais pela FGV.
“Conheci o projeto através de um apelo no Facebook para o Ravi, desde então comecei a ajudar o projeto financeiramente e posteriormente fui convidada pelas coordenadoras para participar efetivamente 
das ações do Projeto SOS Pets Valparaíso.